Ciências Contábeis – O curso que forma um dos profissionais mais procurados e bem pagos do mercado

Ciências Contábeis – O curso que forma um dos profissionais mais procurados e bem pagos do mercado

O curso de Ciências Contábeis forma um dos profissionais mais procurados no mundo, segundo o Guia do Estudante. O contador atua no ramo que cuida das finanças de uma organização para que haja controle dos lucros, despesas e receitas. Ele também analisa e controla os negócios de uma empresa como compras, vendas, aplicações, investimentos e dá sempre uma elucidação final sobre tudo o que acontece na instituição.

É importante destacar que algumas ações são excepcionalmente exercidas pelo contador como, por exemplo, a auditoria e as perícias contábeis, mas é importante lembrar também que só se pode exercer sua profissão sendo registrado no Conselho Regional de Contabilidade (CRC).

O mercado de trabalho é extenso. Caso o contador queira trabalhar em uma empresa, ele pode atuar como contador geral, controller, contador de custos, cargos administrativos, analista financeiro, auditor interno e gerente de impostos, e tem a opção de atuação em órgãos públicos por meio de concursos, como contador público no Tribunal de Contas (na fiscalização de órgãos da administração pública e na perícia de fraudes ao erário público), agente ou auditor fiscal, controlador de arrecadação, contador do Ministério Público da União, fiscal do Ministério Público do Trabalho, analista do Banco Central, inspetor da Comissão de Valores Imobiliários, auditor fiscal do Tesouro Nacional, e assim por diante.

Porém, se o contador quiser seguir carreira como autônomo, ele também pode ser consultor, auditor independente ou perito contábil, sem dizer que poderá atuar no ramo acadêmico como professor, pesquisador, escritor e palestrante. Outro ponto a se enfatizar é a grande escassez em profissionais qualificados para o despacho de informações valiosas para a Receita Federal por meio da internet para esta complexa sede tributária e a necessidade de Contadores na área de controladoria, conseqüência do quadro econômico atual. As chances são várias nas empresas financeiras e multinacionais.