Contabilidade – Qual área ou setor seguir?

Para graduandos em Ciências Contábeis com pouca ou sem experiência, uma pergunta que tem um certo impacto para o fim da conclusão do curso é, qual o melhor setor ou área para seguir na contabilidade?

 

Explanando com sinceridade, é uma pergunta simples, porém, uma resposta indefinida. Agora complicou né? Bom, não exatamente. Para saber qual a melhor área e setor voltada para a contabilidade, deve se ter um certo estudo de mercado ou até mesmo de caso.

 

Com perspicácia em escritórios pode-se notar que uma área bastante frágil em necessidade de profissionais qualificados é o setor contábil com entendimento nos demais e, principalmente facilidade de interpretação legislativa, sim, esta área passa por um sistema rigoroso de pouca oferta no mercado de profissionais qualificados que acabam gerando uma certa procura alvoroçada das empresas. Outra área de bastante valorização é o setor de custos nas indústrias, além de um salário gratificante o analista de custos é um profissional responsável pela “economia” de gastos na empresa, afetando diretamente o resultado contábil financeiro.

 

Após o exposto no parágrafo anterior, a contabilidade há diversas áreas com probabilidades altas de valorização no mercado, dentre as mais comuns estão:

 

Ser analista fiscal·

Ser analista contábil·

Trabalhar com RH e setor Pessoal·

Auditoria interna,·

Auditoria externa,·

Perícia·

Autônomo contábil (assessoria)·

Consultor de empresas,·

Investigador de fraudes contábeis,·

Palestrante,·

Professor·

Analista Financeiro.·

 

Com base em pesquisas efetivadas pelo Jornal contábil por Ricardo M. Barbosa, iremos analisar algumas áreas e setores da contabilidadeque terão destaque na atualidade e até mesmo futuramente.

 

Contabilidade e Consultorias voltadas a área tributária – A falta de controle e administração de impostos e taxas na entidade pode acarretar dificuldades até mesmo irreversíveis dependendo do grau de deficiência deste ponto, por isso é necessário profissional nessa área.

 

Gerência Financeira – A necessidade das empresas reduzirem seus custos e aumentarem a rentabilidade é praticamente obrigatório, o que faz com que seja crescente a procura de profissionais com capacidade de gerenciamento financeiro, para um posicionamento estratégico.

 

E outras como: Controladoria; Advocacia Empresarial (para fins previdenciários e/ou tributários); Empreendedorismo; Marketing Digital; Recursos Humanos; Tecnologia da Informação.

 

Posted by:Kaík Rodrigues Vieira. Bacharel em Ciências Contábeis – Consultor KRV Assessoria e Consultoria Contábil.